Prevalência de citologia inflamatória cervical em mulheres atendidas pelo laboratório de citologia da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista: achados citológicos e agentes causais

Márcio Vasconcelos Oliveira, Manoela Correia de Almeida

Resumo


Mesmo não sendo seu desígnio, o exame citopatológico é eficaz na identificação de inflamações que acometem o colo uterino, e que geram um processo inflamatório local que pode estimular o desenvolvimento de metaplasia escamosa na zona de transformação, favorecendo a proliferação do HPV. Sendo assim, o presente estudo suscitou a verificação da prevalência de citologia inflamatória e possíveis microrganismos associados em mulheres assistidas no Laboratório de Citologia da FSVC. Para tal foram extraídos dados do SISCOLO provenientes deste Laboratório no período entre março a agosto de 2013. Foram examinados 4942 exames de um total de 7968 realizados no período. A prevalência de citologia inflamatória foi de aproximadamente 62%. Dentre os microrganismos, as prevalências mais significativas foram Lactobacilos sp., com 2165 (43,8%), Bacilos supracitoplasmáticos (sugestivos de Gardinerella/Mobiluncus) com 1215 (24,6%), Candida sp.com313 (6,3%) e Trichomonasvaginaliscom 117 (2,4%). A maior parte das mulheres que realizaram o exame foi proveniente de Vitória da Conquista, com 3807 (77%) e a faixa etária em que se observou maior percentual de inflamação foi a de 25 e 39 anos. Os resultados apontam a necessidade de melhorar ações de rastreamento, captação das mulheres para realização do exame, e possibilidade de tratamento adequado. O alcance destas metas pode garantir não somente uma diminuição na cadeia de transmissão de microrganismos associados à inflamação, mas também provavelmente irá implicar na diminuição da incidência de lesões pré-malignas e malignas do colo uterino, pelo controle indireto do HPV.


Palavras-chave


Prevalência. Exame Papanicolaou. Inflamação.

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN 1984-4271

Ciência & Desenvolvimento está indexada nas seguintes Bases:

LATINDEX (Sistema Regional de Información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal).

DOAJ (Diretory of Open Access Journals).

RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal).

SUMÁRIOS.ORG (Sumários de Revistas Brasileiras).

DRJI (Directory Of Research Journal Indexing)